MBA Executivo em Gestão Industrial

 

 

ÁREA: ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS 
CARGA HORÁRIA: 432 HS
SOBRE O CURSO

Uma área que busca a melhoria contínua da qualidade e da produtividade dentro de uma empresa. Com o MBA Executivo em Gestão Industrial você será capacitado para reduzir custos e despesas operacionais e, ao mesmo tempo, gerar lucratividade e vantagens competitivas para as organizações.


Durante a realização do curso você irá adquirir:

 

  • Capacidade de utilizar e adequar técnicas em variados ambientes de produção considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos e visando aumentar a lucratividade/competitividade da empresa
  • Visão estratégica quanto à contribuição da gestão de operações para gerar vantagens competitivas em relação a qualidade, custo, velocidade, pontualidade e flexibilidade
  • Capacidade de gerar ganhos econômicos advindos da eficácia no atendimento de planos comerciais, redução de despesas operacionais e redução de investimentos
  • Conhecimento sobre responsabilidade social e ambiental e aprimoramento contínuo da produtividade e qualidade.

 

TURMAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

TUBARÃO, SC  -  INÍCIO: 23/04/2021

Regime de aulas: mensal, com aulas aos finais de semana

Horário: sexta: 18h30 as 22h50; sábado: 8h as 18h; domingo 08h as 12h 

PROGRAMA ACADÊMICO DO CURSO
Custos de Produção

Os sistemas de custos. A qualidade da informação de custos na estratégia empresarial. Os sistemas de custeio tradicional e suas imprecisões. Os métodos para apuração dos custos logísticos. A importância da informação dos custos das atividades nos processos que envolvem a cadeia de valor. A contabilidade por atividade - ABC. A gestão baseada em atividades - AMB como instrumento de apoio à tomada de decisão industrial. A técnica da engenharia e análise do valor para redução de custos do produto.

Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Serviços

Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. O mix de marketing: produto, preço, distribuição e comunicação. Ciclo de vida de um produto. Avaliação do uso de produtos como forma de melhorar os produtos e a relação com os usuários. Características e elementos dos serviços. Gestão da qualidade das atividades de linha de frente. Gestão da qualidade das atividades de retaguarda. Estratégia de operações em serviços. Influência da inovação tecnológica na gestão de produtos e serviços

Gestão da Manutenção

A Manutenção Produtiva Total (TPM) e seus pilares. Os tipos de perdas. O índice de eficiência global (OEE). Fatores críticos do sucesso no processo de implantação e a mudança cultural.

Justificativa Econômico-Financeira de Projetos de Melhoria

Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Pay-back. Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos de Melhoria. Identificação de ganhos marginais, despesas marginais, economias marginais e investimentos adicionais. Aplicações relacionadas a projetos de melhoria de produtividade e qualidade

Logística Integrada na Rede de Suprimentos

Introdução aos fundamentos logísticos. A visão da logística como estratégia e como operação. Estudo dos atributos logísticos: armazenagem, transporte e armazenagem. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distribuição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Supply Chain Management. Tecnologia da Informação aplicada à Logística.

Método Estruturado de Solução de Problemas Aplicado a Situações Reais

Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.

Processo Decisório da Contabilidade de Ganhos

O processo decisório da Teoria das Restrições. As três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas. A contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos. O critério de maximização ganhos da empresa.

Planejamento Estratégico da Produção de Bens e Serviços

Conceitos básicos: função, produção de bens e serviços, planejamento, plano e estratégia. Planejamento Estratégico: origens e fundamentos. A estratégia de manufatura e o papel do planejamento estratégico na produção. O chão-de-fábrica como fonte de vantagens competitivas. Alinhamento entre os objetivos estratégicos e as Operações. Metodologias para desdobramento e gestão de indicadores no chão-de-fábrica, O Balanced Scorecard (BSC) e outras metodologias de gestão de indicadores usadas na indústria

Pessoas em Processos de Mudanças

Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais, paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, Fatores que dificultam ou facilitam. O papel do líder como agente de mudança. Causas das distorções na comunicação. Comunicação interpessoal. Comunicação interior. Os processos mentais que precedem e acompanham a comunicação verbal. percepção criativa. Metas e planejamento: consolidação da habilidade dos participantes para desenvolver e implementar técnicas e ferramentas que visam estimular auto-motivação e motivação de equipes.

Desenvolvimento de Carreira

Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

Ética e Sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

Jogo de Empresas em Gestão Industrial

Aplicação dos conhecimentos apreendidos ao longo do curso relativos às tecnologias de gestão da produção. Simulação de diferentes alternativas de gestão do chão-de-fábrica. Diante de um cenário de negócios, elaboração pelos participantes de um novo projeto, considerando questões como: arranjo físico dos recursos, balanceamento da capacidade, projeto do produto, logística de suprimento e distribuição, lotes de produção, gestão da qualidade e política de responsabilização de recursos humanos. Reflexão sobre a aplicação desses conhecimentos em ambientes específicos de interesse dos participantes.

Sistemas de Produção e Serviços

A gestão das operações de produção e serviços nos dias de hoje A avaliação do desempenho operacional de um sistema de produção e serviços. Conceitos importantes para entender a saúde operacional. . A categorização dos sistemas de produção e serviços.

Tecnologias de Gestão da Capacidade de Produção

Os cinco passos da Teoria das Restrições. Gestão do recurso critico de capacidade. O Método DBR - Drum / Buffer / Rope (Tambor / Pulmão / Corda). Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.

Tecnologias de Gestão de Fluxo de Produção

Os cinco passos do pensamento Lean. Mapeamento do fluxo de produção. Balanceamento da capacidade para o fluxo contínuo e nivelamento das operações. Gestão cotidiana da performance e aprimoramento contínuo.

Tecnologias de Gestão de Materiais

Gestão de materiais na rede de suprimentos. Sistemas de reposição de estoques: estágio único. Sistemas de reposição de estoques: abordagem Lean Manufacturing. Gestão integrada da cadeia de suprimentos

Tecnologias de Programação, Acionamento e Controle de Operações

Interligando estratégias e decisões do dia-a-dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento. Sequenciamento da produção. Programação das atividades na produção sob encomenda. Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso.