MBA em Gestão Empresarial

 

 
 
 
ÁREA: ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS 
CARGA HORÁRIA: 432 HS
SOBRE O CURSO

Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer conhecimento variado e multidisciplinar. O MBA em Gestão Empresarial proporciona a você o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia e capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa. Na realização deste curso você irá adquirir:

- Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa

- Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio

- Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios

- Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira

- Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões

- Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.

TURMAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

CHAPECÓ, SC  -  INÍCIO: 12/03/2021

Regime de aulas: mensal, com aulas aos finais de semana

Horário: sexta: 18h30 as 22h50; sábado: 8h as 18h; domingo 8h as 12h

PASSO FUNDO, RS  -  INÍCIO: 09/04/2021

Regime de aulas: mensal, com aulas aos finais de semana

Horário: sexta: 18h30 as 22h50; sábado: 8h as 18h; domingo 08h as 12h 

DUQUE DE CAXIAS, RJ  -  INÍCIO: 28/11/2020

Regime de aulas: quinzenal, com aulas aos sábados

Horário: 8h às 17:50h 

TUBARÃO, SC  -  INÍCIO: 16/04/2021

Regime de aulas: mensal, com aulas aos finais de semana

Horário: sexta: 18h30 as 22h50; sábado: 8h as 18h; domingo 8h as 12h

LAGES, SC  -  INÍCIO: 09/04/2021

Regime de aulas: mensal, com aulas aos finais de semana

Horário: sexta: 18h30 as 22h50; sábado: 8h as 18h; domingo 8h as 12h

NOVA IGUAÇU, RJ  -  INÍCIO: 14/04/2021

Regime de aulas: semanal, com aulas quartas e quintas

Horário: 18h30 as 22h

PROGRAMA ACADÊMICO DO CURSO
Gestão Estratégica

A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

 
Orçamento Empresarial

Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentário. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: Fluxo de Caixa, Demonstração de Resultado e Balanço Patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.

 
Plano de Marketing

Processo de planejamento de Marketing. Auditoria de Marketing. Determinação de objetivos e estratégias de Marketing. Plano estratégico-operacional de Marketing: Plano de Produto e Marca, Plano de Distribuição e Serviços ao cliente, Plano de Preços, Plano de Comunicação. Implementação e controle do Plano de Marketing.

 
Gestão de Pessoas

Aprendizagem corporativa. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. O líder como empreendedor. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes.

 
Contabilidade Financeira

A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

 
Comunicação Interpessoal e Corporativa

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Elementos fundamentais da comunicação empresarial. Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento.

 
Direito Empresarial para Gestores

Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.

 
Economia Empresarial

Teoria da oferta e da demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.

 
Ética e Sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

 
Finanças Corporativas

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

 
Gestão de Custos

Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável. Formação de preços baseada em custos.

 
Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

TI nas Organizações - Estratégia e Conceitos.Fazendo negócios na economia digital.Tendências em Tecnologia da Informação.Planejamento e estratégia de TI.Modelo de forças competitivas.O impacto da tecnologia no Modelo de Porter.Modelo da cadeia de valor.Infraestrutura de TI.A revolução da Internet - E-business e E-commerce.B2C.B2B.Outros modelos.Mobile e-commerce.Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação,.Enterprise Resource.Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.

 
Gestão da Qualidade e Processos

Evolução do processo da qualidade.Ciclo PDCA.Ferramentas de gerenciamento.Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos.Indicadores de qualidade e produtividade.Ambiente Seis Sigma.Ciclo DMAIC e suas variações.Certificações ISO.Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros.Sistemas integrados de gestão.Métodos específicos de gestão.Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade.Fatores críticos de sucesso.

 
Gestão de Projetos

Fundamentos de gerenciamento de projetos Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM

 
Marketing

Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

 
Matemática Financeira

Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

 
Marketing de Serviços e Endomarketing

Conceito, natureza e características do Marketing de Serviços. Valor para o cliente em Serviços. Valor do cliente: como identificar, atrair, satisfazer, reter e recuperar clientes. Relacionamento com clientes. Composto de Marketing expandido para Serviços. Projeto de Evidências Físicas dos Serviços. Gestão de Processos de Serviços. Ciclo dos Serviços e a experiência do cliente. Endomarketing como estratégia de Marketing. Gestão de Pessoas para a excelência em Serviços. Fundamentos e hiatos da qualidade em Serviços. Marketing de Serviços nas estratégias de Marketing.

 
Negociação e Administração de Conflitos

Negociação como forma de atingir objetivos táticos e estratégicos em todas as relações humanas. Estruturação, mecanismos, etapas, táticas e fatores críticos de sucesso.